Biblioteca

Estudo de Caso
O ESTUDO DE CASO COMO DELINEAMENTO METODOLÓGICO: APLICABILIDADE E CONSISTÊNCIA1
O estudo apresenta o método de estudo de caso, destacando sua aplicabilidade em pesquisas complexas e os desafios de rigor metodológico. Aborda diferentes tipos de estudos e a importância da triangulação para garantir resultados consistentes e confiáveis.
Escola Pantaneira
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
O Projeto Escola Pantaneira, implementado em Aquidauana-MS, focou na inclusão escolar de crianças do Pantanal por meio de um calendário adaptado, currículo integrado ao contexto local, metodologia participativa e gestão compartilhada. Premiado nacionalmente, o projeto busca servir como modelo de inovação na educação pública.


Educaçao Rural Bilingue
A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO RURAL BILÍNGÜE COM ÍNDIOS TERENA
EM AQUIDAUANA-MS: UM RELATO PRELIMINAR
O projeto de educação bilíngue com os índios Terena em Aquidauana-MS impediu a evasão escolar e melhorou o desempenho, promovendo a inclusão por meio da alfabetização na língua materna e a transição para o português.
Currículo Baseado em Evidências e Alfabeticação Científica
EVIDENCE-BASED PRACTICE, RESEARCH LITERACY, AND THE UNDERGRADUATE HEALTH SCIENCES CURRICULUM
The article highlights the importance of Evidence-Based Practice (EBP) and proposes a five-step model for developing research-literate professionals. It emphasizes the integration of research literacy into health sciences curricula to support evidence-based clinical decision making.


Avaliação Parte 01
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Os instrumentos de avaliação incluem provas, projetos, portfólios, apresentações e simulações, medindo desde conhecimento factual até habilidades práticas. Eles promovem aprendizado contínuo e estudos variados conforme o objetivo
Normas, Qualidade e Inclusão
DA REGULAÇÃO À REGULARIDADE NOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR: PROVOCAÇÕES SOBRE OS REQUISITOS LEGAIS NOS CURRICULOS
Os cursos de nível superior no Brasil seguem diretrizes obrigatórias, como Educação em Direitos Humanos e acessibilidade. No entanto, cumprir normas não garante uma formação livre e transformadora. O desafio é tornar esses critérios eficazes, promovendo a educação crítica e inclusiva. Será que apenas regras garantem qualidade?
